27.8.07

Vitíligo (Dermatologia)


Bem, vou escrever algo bem diferente, mas tenho de contar esta história até porque pode ajudar outras pessoas.


Em meados de 2005 e após utilização de um creme facial recomendado por um Dermatologista, a minha pele sofreu uma descamação devido à errada prescrição do creme. Desde aí surgiram duas manchinhas de despigmentação, as quais foram atribuídas à descamação da pele e que não teriam solução … resignei-me com o facto apesar de não ter gostado da ideia.


No início de 2006 notei que essas manchas tinham aumentado um pouco e a partir daí foi galopante. Em pouco tempo tinha uma área considerável de pele despigmentada que já era bem visível e não dava para ignorar. Informei-me sobre a doença e obtive dois diagnósticos possíveis … poderia ser a chamada Micose de Praia ou Vitíligo. Fui falando com pessoas para tentar chegar aos melhores especialistas em Dermatologia e obtive dois nomes … ambos me deram o mesmo diagnóstico … era Vitíligo. A partir daí, passei a usar diariamente um protector de bloqueio total de raios solares e um gel regulador da despigmentação, receitados pelo segundo médico que consultei. Este especialista também me mandou fazer análises gerais e ao sistema imunitário.


Este tratamento fez parar o alastramento da doença, mas por pouco tempo. Voltei a consultar o Dermatologista que me respondeu com um ar desolado - "Se continuar a aumentar, só temos uma solução … despigmentar a pele do rosto por inteiro." - Achei aquilo arrepiante e inconcebível, por isso não me resignei e continuei à procura de uma solução. Entretanto, no local de trabalho, reparei que um colega tinha pele despigmentada, mas que estava a ficar melhor e perguntei-lhe o que era … respondeu - "É Vitíligo e estou a fazer um tratamento espanhol, pois cá não me davam solução! Obtive o contacto através de outros colegas que também tinham este problema e que já se curaram. Outros que estão ainda em tratamento, mas todos com resultados positivos." - Acendeu-se uma luz e uma grande nota de esperança :-)


Fiquei com os contactos e ponderei os custos … consulta, medicamentos, alojamento, alimentação e combustível para a viatura … não seria fácil, mas era motivo para arriscar e, em Agosto de 2006, lá pus pés a caminho … quer dizer … pus rodas a caminho :-) Pois que ir e vir são cerca de 1.300km.


Ao consultar a especialista, fui informada de que geralmente são conseguidos resultados mais rápidos no tratamento do rosto, por ser um local de maior irrigação sanguínea. Felizmente era o meu caso! Nem tudo podia ser mau :-) Esta doença aparece com especial incidência nas extremidades do corpo … rosto, mãos, pés e orgãos genitais, podendo alastrar ou mesmo aparecer noutras zonas do corpo.


Hoje, passado um ano, já só tenho um pinta de Vitíligo que já nem é visível a olho nu :-) A Dra. Virginia Sánchez-Muros Lozano consegue ajudar e é uma pessoa muito acessível. Atenção para o facto de a cura da doença não ser garantida, pois tudo depende da forma como o organismo de cada um responde aos medicamentos. As diversas fases do tratamento que é adequado para uma pessoa, pode não ser igual para as outras.


Os medicamentos vêem de Espanha e existe uma farmácia que trabalha com o consultório, que facilita o envio dos medicamentos através de correio expresso. Aconselho que os medicamentos sejam comprados antes do regresso a Portugal, podendo recorrer a qualquer farmácia. Aqui vão os contactos para quem quiser arriscar e … petiscar :-)

Dra. Virginia Sánchez-Muros Lozano
Especialista en Dermatología
Avenida de la Constitución, 25
18014 - Granada
Telef. Y Fax: +0034 958 200 618

Osorio Centro Auditivo
Farmácia, Centro Óptico, Centro Tratamiento Cosmético
Edifício Osorio - Reyes Católicos, 12
18009 Granada
Telef.: +0034 958 221 260 / 226 731
Fax: +0034 958 210 067
E.mail:
osoriotecnico@terra.es

Existe muito mais informação sobre esta doença e apresentação de tratamentos, mas eu preferi agarrar em algo que me dava resultados concretos e que vi com os meus próprios olhos.


Poderei dar mais informações caso necessites. Deixa o teu contacto de e-mail ou telefone no comentário.

38 comentários:

enederian disse...

olá
obrigado pelo teu comentario :)

Sobre o assunto Vitílogo, tenho um amigo com esse problema!
deixo aqui o meu email para podermos trocar alguns detalhes, pode ser?

enederian@gmail.com

enederian disse...

:)) Escrevi mal Vitíligo ;)

salpicos de luz disse...

Sandra, é sem duvida um grande acto da tua parte relatares aqui a tua expriencia e ajudares os outros a ultrapassar esse obstaculo! Sou testemunha que o teu rosto está perfeito!!
Bjokinhasss

Nuno Batista disse...

Olá Sandra, admiro a tua coragem em partilhar esta questão. É sem dúvida uma grande ajuda para quem tenha este problema.
Sou também testemunha que estás impecável. Bjs

Fanny disse...

De facto esta informação é de extrema importância para tanta gente que julga que não há tratamento. Obrigada por partilhares.

Anónimo disse...

Qual não foi o meu espanto quando digito o nome da médica na qual tambem me estou a tratar, e emcontro este blog. Foi um acto de coragem publicar a tua situação aqui. Pois a minha tendencia e a de maior parte das pessoas é esconder-se\isolar-se.. A viagem sai mesmo um bocado cára e cansativa, mas compensa, a médica bem me disse que ja tinha tratado com sucesso varios casos. Eu estou na fase inicial do tratmento e já se notaram na pele reacções positivas. Vivo com isto desde os 6 anos de idade, tenho agora 22, e só espero ficar livre disto antes dos 40...

Anónimo disse...

Eu, a minha mulher e os meus filhos também fizemos essa viagem e realmente e dispendiosa e cansativa, espero obter també resultados positivos

Sandra Marques disse...

Antes de mais, muito obrigada por partilharem os vossos casos :-) Senti na pele o quanto é incomodativo a nível estético, mas não devemos ter vergonha.
Existem muitas pessoas que têm este problema, mas existem outras que têm problemas bem piores. Há que enfrentar e levantar a cabeça!!
Aos dois anónimos que me deixaram mensagem desejo a melhor e maior das sortes neste tratamento :-) que, concerteza, terá excelentes resultados e acreditem que estão em boas mãos :-)
Quando começarem a ver resultados positivos vão esquecer o dinheiro que gastaram :-)
O meu caso ... já não tenho Vitíligo, mas há cuidados que deverêmos seguir sempre!
Boa sorte e, por favor, vão partilhando os vossos resultados comigo e com todas as pessoas que por aqui passam e que poderão necessitar a vossa ajuda :-)

Anónimo disse...

Olá,

não sei se vais ver comentários a artigos tão antigos mas conforme tinhas dito aqui deixo o meu contacto electrónico para saber mais informações sobre esse tratamento uma vez que estou muito interessado em fazer esse tratamento à minha filha de 5 anos, mas uma vez que também já fui a um médico espanhol em Badajoz (Dr. Fernando Ortiz) queria saber se não estamos a falar das mesmas coisas.
Muito obrigado pela Atenção,
jlouro
jorge.a.louro@netvisao.pt

Anónimo disse...

Olá Sandra!

Não sei se vais ver este comentário uma vez que este tema já foi debatido no teu blogue à algum tempo, mas sou uma mãe a quem foi diagnosticado vitiligo à cerca de 3 meses à minha pequena filha.Inicialmente começou por lhe aparecer na cara, mas neste momento já tem nas axilas, genitais, peito, joelho e costas.
Neste momento estou muito alarmada com a situação, até como toda a gente sabe o vitíligo é uma doença muito complicada.
Como tu passaste por este problema, à pouco tempo e és o que pode ser considerado um caso de sucesso, gostaria que me desses mais informações acerca do tratamento que efectuaste.
Por exemplo, o que achaste da especialista de dermatologia, como são efectuados os tratamentos, a quantas consultas foste e qual o preço das consultas e tratamentos.
Quando foste a Granada ficaste alojada nalgum hotel? Qual?

Se poderes responde ao meu comentário, pois como tu foste um caso de sucesso gostava de experimentar este tratamento com a minha pequena filha.

Obrigada e aqui vai o meu email para contactares:

carla.louro@netvisao.pt


Bjs


Carla

Sandra Marques disse...

Para Jorge Louro e Carla Louro:

O tratamento inicial é igual para toda a gente, mas depois varia consoante a reacção dermatológica de cada pessoa. Não existe uma fórmula concreta, por isso é que a Dra. Virginia não regista o tratamento. Sei que dá muitas palestras sobre o assunto em Congressos Médicos e outros locais.

A alteração de medicação é feita, aproxidamente, de 3 em 3 meses, mas só terá de ir a consultas de 6 em 6 meses. A Dra. vai vigiando o tratamento através de telefonemas e via e-mail (poderá criar um registo fotográfico com a evolução do tratamento, para seu registo e para ela visualizar).

A fase inicial é feita à base de medicação manufacturada com ingredientes próprios, que ele passa. Aconselho a utilizar o serviço das farmácias espanholas (estão habituados a criar eles próprios os medicamentos, com rapidez, qualidade e baixo preço ... farmácia Osório):

- Creme para aplicar nas zonas afectadas de manhã e à noite
- Cápsulas para tomar 3 vezes ao dia
- Vitaminas Cebion (este podem comprar cá).

Basicamente, as fazes iniciais são compostas por estes 3 passos, mas os medicamentos serão sempre diferentes. À medida que o tratamento vai desenvolvendo e se nota progresso, ela vai retiranto certos medicamentos.

Sinceramente, sei que é um grande esforço monetário e psicológico, mas vale a pena. O meu rosto está completamente limpo e este ano, finalmente, pude ir à praia. Fiquei ainda mais feliz por ver todo o meu rosto a ficar moreno ... sem aquelas horríveis manchas brancas.

Não sei qual é a extenção das "lesões" da sua filha, mas sei que no rosto se curam com maior facilidade do que as que aparecem no corpo. Por ser uma doença de cura difícil há sempre probabilidade da pele não reagir a tratamentos ... mas, todas as pessoas que conheço e que foram lá, hoje estão bem :-)

Se precisar de mais indormações, estarei disponível.

Obrigada pelo contacto!

borboleta disse...

Olá

Também tenho Vitíligo e já tentei vários tratamentos, inclusive fototerapia, mas não obtive resultados significativos.
Gostaria de trocar informações sobre este tratamento em Granada.
Deixo o meu email para comunicarmos.
mariarosa1974@sapo.pt
Desde já agradeço a atenção dispensada
Rosa

Sofia disse...

Olá!

gostaria de falar um pouco melhor ctg. Eu tenho vitiligo ha alguns anos e gostaria de falar melhor sobre este tratamento feito em espanha.
Deixo aki o meu mail:
sofiasimoes@live.com.pt.

Espero podermos falar em breve.

FAMILIA DE JESUS CRISTO disse...

meu nome é tania gostaria de saber mais sobre o produto meu email
tania-ainat.com@hotmail.com

Anónimo disse...

Gostava de saber um pouco mais sobre este tratamento que fizes-te,deixo aqui o meu email,para pudermos falar um pouco mais sobre este assunto,pode ser?

van_202004@hotmail.com

Sandra Marques disse...

Desculpe a demora na resposta.
Quanto ao tratamento que efectuei não há muito mais a dizer para além de tudo aquilo que está descrito nos comentários.
Eu e mais 3 pessoas estamos a desenvolver um blog onde gostariamos de reunir informação e testemunhos, convido a visitar e a ler o que anda por lá http://vitiligo-derma.blogspot.com/

Bom fim de semana!!!

João disse...

Olá.

Antes de mais, obrigado pela informação que partilhas aqui.

O tratamento que mencionas também se aplica às manchas nos dedos das mãos?

Obrigado.

João

Sandra Marques disse...

Olá bom dia,

Aplica-se a todas as machas de vitiligo que surjam por todo o corpo.

Mas visita este site http://vitiligo-derma.blogspot.com/ Não te assustes com o template ... alguém da equipa andou a mexer no que não devia e agora vou ter de tentar arranjar.

Obrigada,
Sandra

João disse...

Obrigado Sandra.

João disse...

Olá novamente.

Já tinha visto o blog que indicas, mas voltei a ler.

Quando referes a um testemunho favorável de uma médico no Montijo...

Ele prescreveu algum tratamento específico?
Sabes se nas suas consultas ele tem aquela lâmpada (wood) para verificar a existência de manchas?

Mais uma vez obrigado.

João

Anónimo disse...

olá, eu sou um doente como vc, sofro de vitiligo, mas fui a um médico que ja sabe qual o tratamento, e agora surgio uma nova esperança!! tenhu percorrido médico por todo o portugal e nada, duas semanas fui a um médico e agora já noto a minha melanina a activar e veju em algumas zonas do corpo a mancha a fechar!

se quiser alguma informaçao ou falar pode me adicionar no msn

Cumprimentos,
Paulo

Anónimo disse...

olá, eu sou um doente como vc, sofro de vitiligo, mas fui a um médico que ja sabe qual o tratamento, e agora surgio uma nova esperança!! tenhu percorrido médico por todo o portugal e nada, duas semanas fui a um médico e agora já noto a minha melanina a activar e veju em algumas zonas do corpo a mancha a fechar!

se quiser alguma informaçao ou falar pode me adicionar no msn p.j.g.v@hotmail.com

Cumprimentos,
Paulo

Sandra Marques disse...

Olá João,

Francamente não ligo muito aos tratamentos em si, porque me habituei a encarar o vitiligo como uma doença que não tem um tratamento fixo.

Se existe seria optimo poder divulgá-lo, mas mesmo assim aconselho sempre a que consultem um médico. A auto-medicação não me parece correcta e só pode criar mais ansiedade.

É a minha opinião ...

Obrigada e pelo desculpa pela demora na resposta :)

Sandra Marques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João disse...

Obrigado Sandra.

:)

Anónimo disse...

ola tenho um filho com 22 anos que esta com esse problema esta a ser muito complicado pra ele mas esta no inicio. gostaria de saber mais detalhes. deixo aqui o meu email...mariajabs@gmail.com

M.Alexandre disse...

olá chamo-me Manuel Alexandre 36 anos.Tenho vitiligo desde os 24.Como fotografo de profissão lido com muitas pessoas e para mim ainda que já tenha este problema a alguns anos nem sempre é fácil!!!Acho que seria bom reunir todas as pessoas que têm VT de forma a criar uma associação.Se a cura está em Cuba com melangenina plus então que acha colaboração e ajuda oficial tal como fizeram já com outros casos.Deixo meu mail e telef. Peço não só ajuda bem como determinação para que se crie algo concreto.Um abraço a todos. Detesto vitiligo!!!!Se Deus me curar marcamos uma chantarada!!! Aqui vai o telef:272324015 /961582433 Luzecor@sapo.pt

Anónimo disse...

Ola sou a Tania infelizmente já á mais de um ano k essa doença me acompanha:( pois th no canto esquerdo da boca sou seguida por uma dermatologista k ja vejo resultados mas mt lento...tou cm uma pomada protopic e protector solar...th visto as mhs fotos desde o inicio e noto diferença mas cm disse é lento para kem queria fk desde ja sem essa malha...

cumps e melhoras a todos

Anónimo disse...

Olá,

Também voltei a ter Vitiligo e estou a por o Protopic, mas isso por si só não é suficiente.

O Vitiligo trata-se também de dentro para fora, ou seja, é necessário tomar complementos alimentares e vitimas que são administrados em comprimidos.

Devia consultar outro Dermatologista.

Estou a fazer tratamento com um médico no Montijo. Se quiser enviar o seu e-mail, dou-lhe o contacto.

Já agora visite www.vitiligo-derma.blogspot.com

Obrigada e muita calma, pois esta doença demora muito tempo a curar!

Anónimo disse...

Olá! Parabéns pelo blog!
Também tenho vitiligo desde há uns anos nas mãos, pé, cotovelos e axilas e um pouquinho na cara. Ontem regressei de Granada, onde fui a mais uma consulta da Dr.ª Virginia Sanchez-Muros Lozano. Estou a ser tratada desde 2005, embora tenha tido algumas interrupções talvez por cansaço ou desmotivação. Nestas ultimas consultas tenho recebido optimas noticias, porque estou francamente melhor. Li todos os comentários acerca dos tratamentos e confirmo inteiramente o que foi dito.
Realmente são dispendiosas e cansativas as viagens mas vale a pena!
Deixo o meu contacto: andsss@clix.pt
Nunca desistam...
Andreia Silva

RitaSM disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RitaSM disse...

Olá!
Aos 18 anos tive um sinal nas costas que despigmentou e nunca evoluiu. Em 2005, surgiram uns pontos nos punhos e uma linha branca à volta da boca e desde então tem vindo a alastrar cada vez mais. Ainda tentei o protopic, mas porque é semelhente à vaselina,desmotivei e acabava por não o pôr.
No inicio deste ano falaram-me nesta clinica e falei uma sra que tem sido lá tratada com excelentes resultados.
Apesar de ser enfermeira, sou pessima para seguir tratamentos à risca. :-(
Quando era pouco, is deixando andar, mas agora tenho bastante na cara e mãos e já me começa a incomodar, apesar dos meus dois filhos dizerem que gostam de mim na mesma com manchinhas! :D
O que gostava de saber é se o tratamento é dificil de fazer, se sabem em que dias a dra dá consulta a portugueses (ouvi dizer que tem dias especificos) e se sabem de algum hotel perto onde possa ficar.

Obrigada

Magnólia disse...

Olá Sandra,


ao navegar pela internet para investigar mais sobre a doença Vitiligo, encontrei o vosso blog "Vitiligo" e o blog Chocolate Preto e Branco.
O meu marido foi diagnosticado com vilitigo por volta dos 21/22 anos, mas os tratamentos andaram à volta de pomadas e mais pomadas sem qualquer efeito eficaz, até que ele desistiu.
O pior é que a nossa filha mais velha, agora com 10 anos (quase 11), herdou a doença do pai - coisa rara, mas herdou - , tendo sido diagnosticada aos 6/7 anos e os tratamentos realizados até agora foram:
- Criotrapia
- Pomada Protopic
- Pomada Vitix (a aplicar há cerca de 2 semanas)

Apesar de falarmos bastante com a nossa filha e explicarmos tudo acerca da doença e de todo o género de comentários que possa ouvir, a fase da adolescência aproxima-se e os complexos aumentam.
O Vítiligo já se apresenta nas rótulas, pequenas manhas nas mãos, fundo das costas, órgãos genitais, tornozelos, cantos da boca, olhos e couro-cabeludo (até já detectei cabelo branco).
Já não quer andar de calções e cada vez mais fica incomodada por reparar no olhar das pessoas que ficam "especadas" a olhar para as manchas da cara. Vem ai uma fase muito dificil...

É por isso que peço a vossa ajuda.

Na Clínica em Granada, o que acharam da especialista Dra. Virginia Sánchez-Muros Lozano?
Como são efectuados os tratamentos?
Qual a média do valor gasto em viagem, estadia, consultas e afins?
Onde se pode ficar alojado?
Se puderem ajudem-nos pois quero fazer tudo para que a minha filha seja feliz.

Muito Obrigada pela vossa disponibilidade

Silviojr1 júnior disse...

Olá sandra,
meChamou silviojr1 júnior e tenho vitiligo há uns 02 anos e gostaria que me passasse todas as informações sobre este tratamento que fizeste bem como despesas e etc... Desde já agradeço pelo seu empenho em nossa ajudar. Aguardo sua resposta.
Silviojr1Júnior -Recife-Pe.
E-mail: silviojr1@hotmail.com

patricia disse...

Olá!Boa tarde!meu nome é Patricia há quatro anos venho tendo esse problema do vetiligo com meu filho que tem 15 anos de idade,só agora que ele caiu na real da donça e não sei o que fazer.já fiz o uso da pomada viticromim,e agora faço com a pomada ELIDEL,mas o resultado é muito pequeno porque já faz quatro anos usando.e vendo esse comentario tive enteresse de saber mas sobre o tratamento.segue o meu email.patmatias2008@hotmail.com.espero uma resposta e uma ajuda por favor.

Anónimo disse...

Boa tarde,

Foi-me diagonisticado à 1 mês Vitiligo, o tratamento que estou a efectuar é oseguinte:
Comprimidos vitix (1 ao pequeno almoço)Pomada Protopic( noite e manhãa)Pomada Vitix( manhã se estiver exposto ao sol) umas injenções(vitaminas).

O tratamento que "aconselham" em Granda é muito diferente, tiveram bons resultados?

Estou disposto a tentar.

Obrigado
Octávio

Fernando disse...

Ola Sandra
Andei a pesquisar na net sobre vitiligo, que me apareceu recentemente e eventualmente apareceu-me alguns sites(blogues, mas todos desactualizados, as ultimas entradas, eram todas de 2009) onde o teu nome aparecia recorrentemente.
Entretanto, depois de 2009 deixaste de aparecer em todos esses Blogues.
Acabei por ler este artigo e aqui deixo o meu contacto.
Eventualmente estou interessado em ouvir mais sobre a tua experiencia se possivel e em saber sobre grupos e blogues que existam na internet sobre o tema.
O meu e-mail é trovial@gmail.com

Anónimo disse...

ola tenho vitiligo gostaria se vale a pena tentar este tratamento sandra obrigado 965066922 vitor.figueira11@iol.pt